A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), iniciará, a partir de segunda-feira, dia 10 de junho, a transição dos serviços de transporte coletivo na cidade.
Esta transição envolverá técnicos da Semuttran e da empresa Rápido Sumaré Ltda, responsável pela operação do sistema de transporte coletivo. O objetivo é garantir que a transição ocorra de forma eficaz, sem prejudicar os ageiros dos ônibus.
Os procedimentos incluem a transferência de linhas para a nova empresa, o cadastramento de usuários nos novos cartões, a contratação de pessoal, a implantação de sistemas de monitoramento nos ônibus, além da limpeza e manutenção dos terminais.
A rodagem dos veículos será iniciada gradualmente, começando pela linha 444 Sônia/TCI. Enquanto a transição ocorre, o serviço continuará sendo prestado pela TUPi Transportes, sem interrupções.
A nova frota de ônibus será 100% ível e contará com dispositivos que facilitam a ibilidade, como plataformas elevatórias para pessoas com deficiência, assentos reservados e piso antiderrapante.
Além disso, os ônibus serão equipados com wi-fi, entradas USB e parte deles terá ar-condicionado. Todos os veículos serão monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran.
A Rápido Sumaré foi escolhida para operar o sistema de transporte público devido à sua proposta de menor tarifa. O investimento anual estimado é de R$ 110.807.577,08.
Os veículos também seguirão normas de controle de poluição do ar (Proconve P8), reduzindo significativamente as emissões de poluentes atmosféricos.