O Metrô de São Paulo deu um o importante no desenvolvimento da Linha 20-Rosa ao publicar nesta quarta-feira, 5 de junho de 2024, o aviso de seleção da licitação 10019740. Quatro consórcios foram classificados para o projeto básico da nova linha de metrô. Os consórcios selecionados são:
CONSÓRCIO SENER – SETEPLA – EGIS – SETEC
- SENER SETEPLA TECNOMETAL ENGENHARIA E SISTEMAS LTDA
- EGIS – ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDASETEC HIDROBRASILEIRA OBRAS E PROJETOS LTDA
CONSÓRCIO MNEPI LINHA 20
- MAUBERTEC TECNOLOGIA EM ENGENHARIA LTDA
- NOVA ENGEVIX ENGENHARIA E PROJETOS S.A
- PÓLUX ENGENHARIA LTDA
- INTERTECHNE CONSULTORES S.A
CONSÓRCIO L20 PROJETISTA
- SYSTRA ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA
- GPO SISTRAN ENGENHARIA LTDA
- TYLIN BRASIL LTDA
- GEOCOMPANY TECNOLOGIA ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE LTDA
- OUTEC ENGENHARIA LTDA
- ESTRATÉGICA ENGENHARIA LTDA
- COPEM ENGENHARIA LTDA
- TECNIFER ENGENHARIA DE SISTEMAS LTDA
CONSÓRCIO CAS L20 – CIVIL – ARQUITETURA – SISTEMAS
- ENGECORPS ENGENHARIA S.A
- EGT ENGENHARIA LTDA
- CJC – ENGENHARIA E PROJETOS LTDA
- JUGEND ENGENHARIA E TECNOLOGIA LTDA
- TETRAARQ ARQUITETURA E PROJETOS LTDA
- SMZ CONSULTORIA EM AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA.
- TEKHNITES CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA
Próximos os
Os consórcios selecionados deverão apresentar suas notas técnicas e propostas comerciais em uma sessão pública no próximo dia 10. A partir dessas apresentações, o Metrô de São Paulo escolherá o consórcio contratado para desenvolver o projeto básico da Linha 20-Rosa.
Detalhes da Linha 20-Rosa
A Linha 20-Rosa será uma nova linha de metrô partindo da região da Água Branca até Santo André, integrando-se com várias outras linhas do sistema de transporte da capital e municípios vizinhos. A linha contará com 24 estações ao longo de 31,1 km, atendendo não só São Paulo, mas também São Bernardo do Campo e Santo André, com três estações em Santo André (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André). Ela integrará com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás, 6-Laranja e 22-Marrom do metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante da TM.
Impacto e integrações
O projeto visa melhorar a conectividade entre importantes subcentros da cidade, como Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema, com a região de São Judas – Jabaquara e a área industrial do ABC. Esta integração promete facilitar o deslocamento de milhares de ageiros diariamente, contribuindo significativamente para a mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo.
Histórico e contexto
A Linha 20-Rosa é especialmente significativa porque será o primeiro meio de transporte de alta capacidade para o ABC Paulista após a Linha 10-Turquesa. A decisão de investir em uma linha de metrô de alta capacidade surge após o cancelamento da Linha 18-Bronze, um projeto de monotrilho de média capacidade, substituído por um BRT (Bus Rapid Transit) ABC, que, embora útil, não oferece a mesma capacidade de transporte e está sujeito a interferências como trânsito e alagamentos.