Algumas das iniciativas mais inspiradoras de cidades inteligentes serão apresentadas no SmartCities Mundi, congresso virtual e gratuito que ocorre entre os próximos dias 20 e 22. Um dos painéis do evento será dedicado ao relançamento do primeiro volume de “Bright Green Book, o Livro Verde do Século 21”, publicação do Fórum das Américas que reúne 100 iniciativas de sucesso de smart cities e seu impacto socioeconômico e ambiental no mundo.
O contará com a participação de Gustavo Westmann, assessor especial para o BRICS do Ministério das Relações Exteriores.
A obra, que contou com o apoio da ONU Habitat, UNDP, Itamaraty, governos da Itália, Holanda e Dinamarca, além de centenas de empresas e instituições, destaca projetos de 41 países nas áreas de mobilidade, energia e habitação, além de modelos inovadores de negócio e de gestão voltados à melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos.
Também serão apresentados em primeira mão alguns dos projetos que integrarão o “Bright Green Book 2”, a ser lançado em outubro, trazendo 200 novos casos de inovação, ESG e soluções para grandes problemas urbanos do planeta.
Sob o tema “cidades que inspiram”, o congresso ainda abordará tópicos como infraestrutura urbana, o papel das startups, Internet das Coisas, dados abertos e computação em nuvem, entre outras inovações que visam tornar as cidades mais humanas, seguras e integradas.
Alguns nomes confirmados:
- Carlos Sanchez, CEO da Higtrend Brasil
- Dário Saadi, prefeito de Campinas (SP)
- Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém (PA)
- Edson Vilela, prefeito de Carmo do Cajuru (MG)
- Edson Ribeiro da Silva, presidente da Globaltask, controladora da SPE Piauí Conectado
- Francisco Scroffa, presidente da ENEL X no Brasil
- Frederico Braga, CEO da Bottom UP
- Gustavo Maia, fundador e CEO do Colab
- Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil
- Narcélio Monte, fundador e CEO da DATACITIES – Cidades Inteligentes
- Parker Treacy, CEO e co-fundador da Cobli
O SmartCities Mundi é uma realização do Tele.Síntese em parceria com o Fórum das Américas. O formulário de inscrição e a programação do evento estão disponíveis no site.