No final da próxima semana, um bicicletário estará pronto junto ao portal de entrada do Morro do Pacheco, no o pela Rua Visconde do Embaré (Centro Histórico), lado oposto ao número 242.
A Secretaria de Serviços Públicos aproveitou a área de uma pracinha junto ao portal, antes pouco aproveitado pela população, para atender à necessidade dos ciclistas que prendem as bicicletas nos corrimãos para não subir o morro tendo que carregá-las, conforme explicou o secretário Wagner Ramos.
Coube à Prefeitura Regional dos Morros a preparação da antiga pracinha e a confecção do contrapiso, onde será afixada a estrutura do bicicletário, em forma de ‘U’ invertido, em tubo galvanizado. A parte superior terá ganchos onde ficarão penduradas as bicicletas, a serem presas por correntes e cadeados dos próprios donos.
APROVEITAMENTO
A alternativa de pendurar os veículos foi a forma encontrada para melhor aproveitamento do espaço, conforme explicou Leandro Campos, coordenador da regional. “Inicialmente, pensou-se em colocar semicírculos em inox, a exemplo do que funciona em outros pontos da cidade. Mas, após medições, verificamos que o local só comportaria três es, quantidade muito inferior às necessidades dos moradores”.
Com materiais da própria regional, os trabalhos começaram semana ada, a cargo de quatro funcionários.