A concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 pode receber uma multa de até R$ 4 milhões após os eventos que prejudicaram os ageiros da Linha 9-Esmeralda nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro de 2022.
Por mais de 12 horas, a Linha 9-Esmeralda ficou com o trecho interrompido entre as estações Grajaú e Jurubatuba, por conta de falha no sistema de energia.
Em nota, a secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que os fatos serão apurados.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) fiscaliza e monitora os serviços prestados pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Em caso de interrupção total do serviço, é necessária a apuração dos fatos e, se confirmado, a aplicação das penalidades previstas em contrato.
De acordo com o contrato assinado pela concessionária, a multa pela interrupção total do serviço é em torno de 4 milhões, dependendo do intervalo de parada da linha. A porcentagem de aplicação do valor da multa varia de acordo com o tempo de paralisação, sendo de 30 a 60 minutos 25%, de 60 a 120 minutos 50% e, acima de 120 minutos, 100%.”