Uma apuração feita pelo Linhas Metropolitanas dá conta que em meio à pandemia do novo coronavírus, ao menos seis empresas de ônibus, que operam linhas intermunicipais na Região Metropolitana de São Paulo, já teriam reduzido a frota de ônibus em operação.
Diversos ageiros vêm relatando em redes sociais como o Twitter a redução do número de ônibus em operação. Com a diminuição da frota, os ônibus acabam lotando, gerando risco de contrair o coronavírus em meio à aglomeração de ageiros.
As empresas Benfica BBTT, Ralip, Miracatiba, Viação Caieiras, Metra, Urubupungá e Vila Galvão são as que mais os ageiros relataram a diminuição na oferta de ônibus.
Bom dia. As empresas não estão autorizadas a reduzirem a frota. Nossa equipe de fiscalização está acompanhando e, caso as partidas não sejam cumpridas, os consórcios serão penalizados conforme o contrato de concessão.
— EMTU/SP (@emtu_oficial) March 19, 2020
A EMTU, que gerencia as empresas que operam as linhas intermunicipais, respondeu no Twitter a diversos ageiros que reclamavam dessa redução de frota, que as operadoras do transporte metropolitano não estão autorizadas a reduzir o número de viagens, e que os consórcios serão autuados em caso de descumprimento das determinações estaduais, mas algumas empresas parecem não ter respeitado as determinações.
@Linhasrmsp @emtu_oficial Bom dia! A frota de ônibus da Vila Galvão (Linha 105) está como de sábado!
— Paulo Henrique 🔴⚪⚫ 🇧🇷 (@paulinholiver41) March 20, 2020
Mais de 20 minutos esperando um ônibus! Claramente os frota da linha 239 Terminal Cotia foi reduzida! Coisas da @VMiracatiba / @emtu_oficial em meio á pandemia do COVID-19 teremos que andar de ônibus lotados
— Natan C 🇧🇷⭐️ (@ArqtoNatan) March 20, 2020
Linha 201 está com a frota reduzida.
— Gustavo Golla (@GollaGustavo) March 19, 2020