Guarulhos vai ganhar em breve um grande aliado para minimizar o tempo de espera nos semáforos dos principais corredores da cidade. A Prefeitura de Guarulhos vai instalar os chamados semáforos em tempo real em dois dos maiores cruzamentos do município: o das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes e o da Paulo Faccini com a Monteiro Lobato.
Nesses locais, a nova tecnologia substituirá os chamados contadores regressivos. O trabalho será feito pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana através de contrato firmado com empresa privada.
Os atuais semáforos com contagem regressiva têm várias utilidades, sendo que a principal delas é permitir que tanto motoristas como pedestres possam visualizar o tempo de espera, porém são ineficazes quanto à utilização e otimização do tempo ocioso no sentido oposto.
Ocorre que se houver uma mudança repentina no fluxo contrário a tecnologia atual não consegue mensurar e efetuar o equilíbrio necessário entre as correntes de trânsito.
Já com os semáforos em tempo real esta leitura é feita minuto a minuto através de software alimentado por informações em campo geradas por laços detectores. Desta forma o equilíbrio é garantido, otimizando os espaços ociosos.

Mais harmonia
As interseções têm um importante papel na eficiência do funcionamento de uma malha viária. Naquelas controladas por semáforos, os veículos vêm de diversas direções e compartilham o mesmo espaço em intervalos de tempo diferentes.
Para que haja harmonia entre os fluxos e a sua dispersão seja eficiente, cada vez mais a sincronização semafórica e o controle de tráfego por área são estudados e aperfeiçoados.
Entretanto, os congestionamentos ainda perduram não só nas grandes cidades, mas também nas de pequeno e médio porte. Com o objetivo de diminuir filas, atrasos e eliminar a zona de dilema nos cruzamentos e, consequentemente, o número de acidentes, algumas cidades brasileiras adotaram o uso de semáforos em tempo real.
Avanço no sistema
A instalação de sinais que funcionam em tempo real constitui um avanço no sistema de sinalização semafórica. São colocados, no asfalto, laços indutivos, que fazem a contagem de quantos veículos estão trafegando pelas vias em tempo real.
A partir da contagem feita pelos laços, o controlador de tráfego programa-se automaticamente, de acordo com a demanda de carros que a pelo local. Desta forma, se uma via está recebendo muitos veículos em um determinado momento do dia, ajustes automáticos são feitos, por meio dos sinais, para que o tempo de onda verde dessa via sobrecarregada seja prolongado.
Esse sistema permite a máxima otimização da programação semafórica, gerando mais fluidez no trânsito. É exatamente esse escoamento rápido no trânsito que a Prefeitura de Guarulhos pretender dar à cidade com a instalação de semáforos em tempo real em dois de seus principais cruzamentos.