A partir deste sábado, dia 4 de agosto, a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, que atualmente liga a Estação Capão Redondo à Estação Moema, a a ser operada pela ViaMobilidade. A concessionária istrará a linha pelos próximos 20 anos, segundo contrato com o governo do Estado de São Paulo. Os colaboradores da ViaMobilidade fizeram um treinamento dado pelo Metrô de São Paulo que durou 120 dias.
A concessionária ViaMobilidade faz parte do consórcio formado pelo Grupo CCR e a RuasInvest Participações. O seu logotipo se assemelha ao da concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela, esta que faz parte do consórcio formado pelo Grupo CCR, RuasInvest Participações e Mitsui & Co. Ltda.
Abaixo eu reuni algumas informações sobre a ViaMobilidade como setor de Achados e Perdidos, canais de atendimento, declaração de atraso, site da concessionária (status da linha, roteirizador, perguntas e respostas, envio de currículo, publicidade e espaços comerciais), bicicletas, trens, atividades culturais, concessão e estações da Linha 5-Lilás. Continue lendo.
ACHADOS E PERDIDOS
Para facilitar a recuperação de objetos, a linha tem seu próprio setor responsável por organizar e armazenar os bens perdidos pelos ageiros. A seção de Achados e Perdidos fica na Estação Adolfo Pinheiro, localizada na Avenida Adolfo Pinheiro, 301, no bairro de Santo Amaro e funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
CANAIS DE ATENDIMENTO
A ViaMobilidade disponibiliza diversos canais de comunicação com os ageiros. Para apoio personalizado, o ageiro pode recorrer à Central de Atendimento pelo telefone 0800 770 7106, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.
Outros canais de atendimento são a Ouvidoria, setor que recebe reclamações e sugestões pelo e-mail [email protected], e a seção Fale Conosco no site oficial da ViaMobilidade. A concessionária ainda não está presente nas redes sociais, diferentemente do Metrô de São Paulo que têm forte presença nas principais redes sociais.

DECLARAÇÃO DE ATRASO
Falhas ou problemas na operação estão sujeitos a acontecer como falha em trem, falha em equipamento de via, presença de usuário na via. Caso alguns destes problemas ou falhas causem atrasos a compromissos dos ageiros, é possível solicitar Declaração de Atraso na página Declaração de Ocorrências no site da ViaMobilidade, para e impressão.

SITE DA VIAMOBILIDADE
O site da ViaMobilidade, divulga o status da Linha 5-Lilás e das demais linhas do Metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata), incluindo a Linha 4-Amarela (istrada pela concessionária ViaQuatro) e das sete linhas da TM.

A ferramenta soma-se a outras funcionalidades do site, como o roteirizador, que permite traçar rotas e obter orientação sobre deslocamentos no sistema de transporte metropolitano.
No site também têm uma seção de perguntas e respostas sobre: ibilidade, publicidade e espaços comerciais, informações gerais, serviços, paraciclos e trens.
Os interessados em enviar o seu currículo para concorrer a oportunidades de emprego na ViaMobilidade, e a seção Trabalhe Conosco, no site da concessionária.
Para locar espaços ou anunciar nas estações da Linha 5-Lilás entre em contato com a Gestão Comercial enviando um e-mail para [email protected].
ATIVIDADES CULTURAIS
Neste sábado, dia 4 de agosto, para marcar o início da operação, a ViaMobilidade vai apresentar o grupo Sambaranda, sexteto vocal que recria canções de compositores brasileiros e internacionais.
A apresentação acontece na Estação Largo Treze, das 13h às 14h. O grupo volta a se apresentar no dia 6 de agosto na Estação Santo Amaro e no dia 8 de agosto, volta à Estação Largo Treze. As apresentações acontecem no mesmo horário.
Além de música, as estações também terão programação de mostras fotográficas, apresentações de dança e projetos de incentivo à saúde e ao esporte ao longo da concessão.
BICICLETAS
O embarque de bicicletas nas estações da Linha 5-Lilás é permitido de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, e aos sábados, a partir das 14h. Nos domingos e feriados, o embarque é liberado o dia inteiro.
As estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Alto da Boa vista, Borba Gato, Brooklin e Eucaliptos da Linha 5-Lilás são equipadas com paraciclos.
TRENS
A Linha 5-Lilás conta com 34 modernos trens divididos em duas frotas.
- A frota F tem oito trens fabricados em 2001 pela parceria entre as empresas Alstom, CAF, Adtranz e Siemens. Os oito trens da frota F estão ando por uma modernização para retornar as suas atividades na linha em breve, na Rede Noticiando tem mais informações a respeito desta modernização.
- Já a frota P, conta com 26 trens, fabricados em 2015 pela empresa CAF.
Atualmente, em horário de pico, estão em operação 16 trens, com intervalo de 180 segundos. Com a inauguração das novas estações serão inseridos novos trens na linha.
CONCESSÃO DA LINHA 5-LILÁS
Em janeiro de 2018, o Governo do Estado de São Paulo outorgou à ViaMobilidade a concessão das linhas 5-Lilás do Metrô e 17-Ouro do Monotrilho. Desde o início de abril, os colaboradores da concessionária realizaram treinamentos técnicos, de campo e de operação supervisionada pelo Metrô de São Paulo e, a partir deste sábado, dia 4 de agosto, a ViaMobilidade assume a operação completa da linha.
Com 12 estações em funcionamento e mais cinco em construção, a Linha 5-Lilás, quando concluída, terá capacidade para transportar cerca de 850 mil ageiros por dia útil, ligando bairros com o centro expandido de forma rápida e eficiente.

ESTAÇÕES DA LINHA 5-LILÁS
A Linha 5-Lilás conta com 12 estações em operação: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos e Moema. As estações funcionam de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite, e aos sábados, das 4h40 até 1h da madrugada. Exceto a Estação Moema em operação assistida de segunda a sábado, das 9h às 16h.
Conforme assinado no contrato, a ViaMobilidade fará a ampliação de áreas na Estação Santo Amaro para melhor atender a demanda de ageiros na interligação com a Linha 9-Esmeralda da TM.

Em quatro estações, os ageiros podem fazer integração com terminais de ônibus municipais e intermunicipais: na Estação Campo Limpo, com o Terminal Campo Limpo; na Estação Giovanni Gronchi, com o Terminal João Dias; na Estação Santo Amaro, com o Terminal Guido Caloi; na Estação Largo Treze, com o Terminal Santo Amaro.

Quando estiver totalmente concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, com a entrega das estações Campo Belo, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, a linha terá 20,1 quilômetros. As estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin devem ser entregues neste mês de agosto e a Estação Campo Belo deve ser entregue em dezembro deste ano.
Com o funcionamento pleno da linha, estima-se que serão transportados 800 mil ageiros por dia útil, ligando a região periférica do Capão Redondo ao centro expandido, na Vila Mariana, ando pelo distrito de Santo Amaro e pelos bairros do Brooklin e de Moema. Além disso, a linha a por áreas movimentadas, com complexos hospitalares, centros empresariais e polos comerciais.
SOBRE A VIAMOBILIDADE
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção da linhas 5-Lilás do Metrô e 17-Ouro do Monotrilho.
LINHA 5-LILÁS
A Linha 5-Lilás é constituída pelo trecho entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin, no total de 17 estações, com interligação para a Linha 9-Esmeralda da TM na Estação Santo Amaro, para a Linha 1-Azul do Metrô na Estação Santa Cruz e para a Linha 2-Verde do Metrô na Estação Chácara Klabin.
LINHA 17-OURO
Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, ligará a Estação Morumbi à Estação Jardim Aeroporto, contando com oito estações, além de integração com a Linha 5-Lilás na Estação Campo Belo e com a Linha 9-Esmeralda da TM na Estação Morumbi.
Quando a linha estiver em funcionamento pleno, estima-se que serão transportados 100 mil ageiros por dia útil, locomovendo-se em 17 trens.
AVALIAÇÃO
A ViaMobilidade será avaliada por seus serviços pelo Governo do Estado de São Paulo. Além de verificar a manutenção de estações, trens e serviços prestados, também haverá uma pesquisa semestral, realizada por uma instituição independente, que entrevistará os ageiros para avaliar o Índice de Satisfação do Usuário.
LEIA TAMBÉM
- O entorno das estações da Linha 5-Lilás oferece opções de hospitais e unidades básicas de saúde.
- O público pode fazer eios nos parques no entorno da Linha 5-Lilás, áreas verdes estão localizadas a poucos metros de distância das estações Capão Redondo, Moema e a futura AACD-Servidor.