O Natal ou e, enquanto as famílias paulistanas já se preparam para tirar o pisca-pisca da janela e desmontar a árvore e o presépio, a Prefeitura de São Paulo planeja manter os ônibus noturnos com a tradicional iluminação de fim de ano.
A ideia do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, é instalar luzes de LED nos cerca de 500 ônibus que circulam da 0h às 4h.
A medida será implantada no primeiro semestre de 2016, assim que a SPTrans terminar os testes já iniciados com a nova iluminação.
“Estamos numa fase de engenharia. Precisa ser feita uma canaleta interna para ar a iluminação porque ela ainda apresenta defeito quando vai lavar o ônibus”, disse Tatto.
A medida, segundo ele, será implementada porque a prefeitura percebeu uma boa aceitação e uma preferência do ageiro por embarcar à noite nos coletivos com a iluminação natalina.
“Visualmente é melhor. [A iluminação] permite que o usuário possa enxergar o veículo se aproximar do ponto e também aumenta a sensação de segurança”, afirmou.
CUSTO
A implantação das luzes, segundo Tatto, será incluída no custo do sistema, e a prefeitura não terá de realizar novos investimentos.
* Com informações do jornal Folha de São Paulo